quarta-feira, 27 de outubro de 2010

" Brazil x BRASIL "

para ampliar clic






Brasil versus Brazil

Paulo Cezar da Rosa 27 de outubro de 2010 às 16:13h

A soberania nacional é pauta das eleições, como diria Chico Buarque

No próximo domingo, os brasileiros e brasileiras, do Oiapoque ao Chui, vão decidir os rumos da eleição presidencial. Mas estes brasileiros não decidirão apenas quem será o próximo presidente ou a próxima presidenta. A decisão domingo é muito mais profunda e complexa. O eleitor vai decidir entre Dilma e Serra, entre continuar mudando ou retroceder, mas, principalmente, vai decidir entre o Brasil e o Brazil.

Antes do século passado, a grafia do nome do país com S ou com Z era controversa. Com a criação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, a definição da grafia passou a ser discutida. Não tenho ideia de como foram os debates, mas a decisão só veio acontecer em 1922, definindo Brasil com S, como se mantem até hoje.

Se mantem, mas pode mudar. Sim, porque a decisão domingo é entre o Brasil e o Brazil. Entre o que foi possível construir desde as greves patrocinadas pelos anarquistas de 1922 e o melhor governo que Brasil já teve, de um lado, e a elite que resiste a democratizar a riqueza, o consumo e o poder, de outro. Entre a ideia de um país soberano, “que não fala fino com Washington, nem grosso com a Bolívia”, como bem disse Chico Buarque, e um país subserviente ao império norte-americano na economia, na cultura, na ideologia, na vida.

No domingo, o voto é entre o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, aprovado por mais de 80% das pessoas, e o doutor Fernando Henrique Cardoso, reprovado por mais de três quartos dos brasileiros.

No domingo, o voto é entre o Brasil que é Petrobras e é Dilma, e o Brazil que é Petrobrax e é Serra.

É Brasil X Brazil.

Eu voto Brasil, com certeza.


Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário: