quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Botânica Federal




Ruta graveolens L.


Nomes comuns:
Arruda, Arruda-comum, Arruda-dos-jardins, Arruda-das-boticas, Erva-das-bruxas, Erva-da-graça



Partes usadas: Folhas e caules tenros. Em fitoterapia é usada fresca, de preferência. Também pode ser usada seca mas é mais fraca. Em Magia utilizam-se todas as partes da planta, fresca ou seca. A colheita deve ser feita antes da floração.

Propriedades medicinais: estimulante, anti-espasmódica, anti-tússica, emenagoga, abortiva, rubefaciente.

Uso medicinal: Indicada para regulariza o fluxo menstrual. Serve também para tratar as dores de cabeça e as palpitações provocadas por ansiedade, baixa a tensão arterial, acalma a tosse e as cólicas. As folhas esmagadas e aplicadas sobre o corpo aliviam a dor ciática. As compressas embebidas numa infusão forte e eplicadas sobre o peito aliviam os sintomas da bronquite crónica.

Contra-indicações e cuidados: A planta é tóxica e só deve ser usada em tratamento quando acompanhado de um fitoterapeuta qualificado. Quando usada internamente, evitar tomá-la logo após as refeições. O óleo essencial é extremamente forte e não deverá ser usado para aromaterapia nem deverá ser posto em contacto com a pele. O seu uso e completamente interdito a grávidas.

Uso culinário: Tem um gosto amargo e deve ser usada com muita moderação. Ainda assim, fica bem em saladas e molhos, bem como na tradicional sopa de enguias de Hamburgo da qual faz parte.

Uso doméstico: A Arruda tem o dom de afastar toda a espécia de bicharada incómoda, desde moscas a formigas e traças, bem como às pulgas dos animais domésticos. No jardim consegue proteger as outras plantas de diversas pragas.

Usos mágico-religiosos: O seu nome deriva do grego reuo e significa "libertar" pois é, por excelência, uma erva que limpa e expurga de todos os males. O costume de utilizar esta planta para protecção energética é antigo e difundido por várias culturas. Na simbologia cristã é associada ao arrependimento e à purificação. Outro dos seus nomes "Erva-da-graça" deve-se ao facto de ter sido utilizada para aspergir a água-benta antes da missa dominical, bem como durante os exorcismos. Na tradição islâmica também é muito especial, pois foi a única erva que o profeta Maomé abençoou. A arruda entra na preparação de numerosos defumos, misturas e amuletos destinados a proteger pessoas e bens. Desde sempre tem sido usada para desfazer feitiços e repudiar o mau-olhado, sendo um dos ingredientes do famoso "Vinagre dos Quatro Ladrões", bem como de outras poções tradicionais. Na Europa medieval difundiu-se o seu uso em ramos dependurados e em lavagens para proteger da peste, de feitiçaria e de outros malefícios. A arruda também é usada para o amor, para consagração e boa sorte.

Planeta regente: Marte

Elemento: Fogo

Divindades associadas: Marte / Ares, Diana, Aradia

Indicações de cultivo: É uma planta nativa do Sul da Europa. Necessita de estar no exterior, apreciando o sol directo apesar de também tolerar a meia-sombra. Adapta-se bem a viver em vaso. A terra deve ser mantida húmida mas sem encharcamento (pode-se regar por baixo). Chegando ao Outono, a planta começa a secar e nessa altura deve-se podar para que ela ganhe força para a estação seguinte.

Sinónimos botânicos: Ruta hortensis Mill.

Para visitar a nossa secção de ervas clique aqui.

Nenhum comentário: