domingo, 13 de setembro de 2009

HIPOCRISIA DEVORADORA

Aprecie com moderação.
Por Marco Aurélio Mello

Existe frase mais hipócrita do que essa? Você acaba de exibir um comercial no horário nobre em que associa o consumo de álcool a todos os prazeres da vida, com claro apelo ao público adolescente e encerra com um narrador em off: Aprecie com moderação. Um jovem quando aprecia, devora. É da natureza daquele que está descobrindo as novidades do mundo adulto. Portanto, como moderar? A questão sobre o consumo de álcool no Brasil é séria demais e negligenciada. Um estudo recente da Unifesp demonstrou que grande parte dos gastos do SUS estão relacionados às consequências, diretas ou indiretas, do abuso dessa droga lícita. Mas parece que a sociedade ainda não está disposta a discutir o assunto com a devida profundidade. Quando trabalhava em outro telejornal recebemos a informação de que uma grande cervejaria estava sonegando ICMS, como forma de ter um preço mais competitivo ao consumidor e, assim, enfrentar o oligopólio que dominava o setor. Havia câmeras escondidas, documentos, investigações do Ministério Público, flagrantes dos caminhões, tudo. O material foi editado e estava pronto para ir ao ar, mas não foi exibido. Sabem por quê? Por causa de interesses comerciais. As cervejarias gastam uma fortuna com publicidade. E quase sempre são detentoras de cotas de patrocínio de grandes eventos, transmitidos pela televisão. Como praticar jornalismo com independência editorial, se os veículos são financiados assim? Esta é uma boa pergunta para os estudantes (que provavelmente estarão no bar próximo à faculdade) e para o grande público (preferencialmente, no momento em que o país para para assistir aos jogos da seleção).

O IMAGINÁRIO:


O REAL:

Texto bebido no doladodelá

Nenhum comentário: