HIPOCRISIA DEVORADORA
Aprecie com moderação.
Por Marco Aurélio Mello
O IMAGINÁRIO:
O REAL:
Texto bebido no doladodelá
Por Marco Aurélio Mello
Existe frase mais hipócrita do que essa? Você acaba de exibir um comercial no horário nobre em que associa o consumo de álcool a todos os prazeres da vida, com claro apelo ao público adolescente e encerra com um narrador em off: Aprecie com moderação. Um jovem quando aprecia, devora. É da natureza daquele que está descobrindo as novidades do mundo adulto. Portanto, como moderar? A questão sobre o consumo de álcool no Brasil é séria demais e negligenciada. Um estudo recente da Unifesp demonstrou que grande parte dos gastos do SUS estão relacionados às consequências, diretas ou indiretas, do abuso dessa droga lícita. Mas parece que a sociedade ainda não está disposta a discutir o assunto com a devida profundidade. Quando trabalhava em outro telejornal recebemos a informação de que uma grande cervejaria estava sonegando ICMS, como forma de ter um preço mais competitivo ao consumidor e, assim, enfrentar o oligopólio que dominava o setor. Havia câmeras escondidas, documentos, investigações do Ministério Público, flagrantes dos caminhões, tudo. O material foi editado e estava pronto para ir ao ar, mas não foi exibido. Sabem por quê? Por causa de interesses comerciais. As cervejarias gastam uma fortuna com publicidade. E quase sempre são detentoras de cotas de patrocínio de grandes eventos, transmitidos pela televisão. Como praticar jornalismo com independência editorial, se os veículos são financiados assim? Esta é uma boa pergunta para os estudantes (que provavelmente estarão no bar próximo à faculdade) e para o grande público (preferencialmente, no momento em que o país para para assistir aos jogos da seleção).
O IMAGINÁRIO:
O REAL:
Texto bebido no doladodelá
Nenhum comentário:
Postar um comentário