sábado, 22 de maio de 2010

Rebuilding Obama

Fonte: http://www.freakingnews.com/Rebuilding-Obama-Pics-80945.asp

Presidente dos EUA escreveu carta a Lula, há 15 dias

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em uma carta ao seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que o acerto de troca de combustível nuclear com o Irã criaria "confiança" no mundo, segundo trechos do documento obtidos pela Reuters nesta sexta-feira e enviado há 15 dias, antes do acordo de Teerã. A informação é da agência britânica Reuters.

O Brasil, que mediou com a Turquia o acordo com o Irã, alega que a carta de Obama inspirou a maioria dos pontos da Declaração de Teerã, por meio da qual a "República Islâmica do Irã concorda em depositar 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido" na Turquia. Em troca, o país receberia 120 quilos de combustível para um reator de pesquisas médicas localizado na capital iraniana.

A Reuters teve acesso a trechos da correspondência - enviada a Lula há cerca de duas semanas - e comparou alguns de seus pontos com o acordo assinado na última segunda-feira.

Nela, Obama retoma os termos do acordo que o Grupo de Viena havia proposto no ano passado, cujos principais elementos constam no acerto entre Brasil, Turquia e Irã.

"Do nosso ponto de vista, uma decisão do Irã de enviar 1.200 quilos de urânio de baixo enriquecimento para fora do país geraria confiança e diminuiria as tensões regionais por meio da redução do estoque iraniano" de LEU (urânio levemente enriquecido na sigla em inglês), diz Obama, segundo trechos obtidos da carta.

........................

Se essa carta de Obama para Lula existe, nos termos referidos pela Reuters, vejo que a integridade moral do presidente estadunidense está sob suspeição.

Cabe a pergunta: como o sujeito manda uma carta estimulando um acordo dado e depois faz olho branco para o êxito do acordo e passa a fomentar, via secretária de Estado, sanções ao Irã?

É séria uma pessoa que age assim, de forma tão cediça?

Nenhum comentário: