quinta-feira, 4 de julho de 2013

Independence Day sob "lei marcial"

Alguns americanos abandonam comemoração da independência por causa de medidas de segurança "ultrajantes"

Da Redação GGN
Jornal GGN - Os moradores de Boston, nos Estados Unidos (EUA), enfrentarão medidas de segurança parecidas às de aeroportos se quiserem participar do maior evento da cidade nesta quinta-feira (4), Dia da Independência do país. Com praticamente todos os itens pessoais proibidos, juntamente com postos de controle obrigatórios, cordões de isolamento e buscas pessoais, os norte-americanos já se questionam quais supostas "liberdades" estariam comemorando.
Depois das quatro horas da tarde, os foliões que frequentam as festas anuais de queima de fogos de artifício na Esplanada do Rio Charles (foto) serão proibidos de levar todos itens pessoais como cadeiras, lonas e cobertores. Antes da festa, serão feitas buscas em bolsas em vários checkpoints e itens, incluindo refrigeradores, bebidas pré-misturadas, e recipientes de vidro. Objetos pontiagudos e recipientes com líquidos com mais de dois litros serão confiscados. Os participantes também serão obrigados a passar por detectores de metal.
"Eles não vão autorizar grelhas, cobertores, tendas e outros itens que devem ser transportados em sacolas. Barqueiros do rio Charles terão que ficar a 100 metros da costa e a 300 metros da barca fogos de artifício; as docas entre a Avenida Massachusetts e a ponte Longfellow serão fechadas, e qualquer embarcação nas águas ao largo da Esplanada será proibida de circular depois das sete horas, incluindo caiaques, botes e outras embarcações pequenas", informou o jornal Boston Globe.
"Lei marcial"

Tropas da Guarda Nacional também patrulharão o local, o que deverá conferir um toque de lei marcial. As autoridades trabalharam com o Departamento de Segurança Interna na criação de uma área na qual os cidadãos podem denunciar "atividade suspeita". Vendedores de fogos de artifício de todo o país também foram informados para ficarem de olho em compradores que "levantem suspeitas", fazendo comentários políticos suspeitos.
As medidas de segurança, introduzidas depois dos atentados na maratona de Boston em abril, são tão sufocantes que algumas pessoas que pretendiam participar da festa da independência desistiram.
Outras precauções de segurança também serão postas em prática, como o fechamento de várias estradas ao redor do local, impedindo o acesso de pedestres e de tráfego de veículos; alocação de uma "quantidade significativa" de policiais uniformizados e à paisana em todo o sistema de transporte público; uso de uma série de novas câmeras de vigilância; e o dobro do número habitual de policiais em patrulha.
No entanto, Boston não é a única cidade que contará com procedimentos de segurança, como esses. Medidas semelhantes também valerão para quem visitar o National Mall, em Washigton DC, capital do país. Todas as mochilas e outras sacolas também foram proibidas em Atlanta. 

Nenhum comentário: