quinta-feira, 25 de julho de 2013

" Los Intocables "


Los Intocables: Ensaio fotográfico denuncia diferentes tipos de abusos ao direito à infância


Erik Ravelo é um fotógrafo cubano que teve como objetivo nesse ensaio lutar pelos direitos das crianças, desde o combate à obesidade infantil até as denúncias de pedofilia dentro da igreja católica. Nas imagens, o fotógrafo cubano “crucifica” visualmente as crianças, mostrando os diferentes tipos de abusos pelo mundo, como zonas de guerra, consumismo excessivo, assassinatos em escolas, pedofilia, entre outros absurdos. É assim que esse ensaio tenta de alguma forma denunciar os casos que ferem o direito de crianças terem uma infância saudável.
Em tradução livre, a campanha tem como título “Os intocáveis: o direito à infância deve ser protegido”.
Além de geniais, as fotos chocam pela alusão que fazem a crucificação e pelos símbolos que são representados em algumas delas. O caso da igreja provavelmente é o que mais gera controvérsia e tenta ser abafado, já que é algo mais direto a infância, por ser exatamente casos de pedofilia. O Mc Donald’s é algo que choca de outra maneira, já que o MC tenta de toda forma fazer sua propaganda para que o consumo aumente, o que acaba por deixar as consequências desse consumo em segundo plano, ofuscadas pelo brilho dos brinquedos no Mc Lanche feliz, ou assim como toda propaganda. O tráfico de crianças para retirada e venda de órgãos também é um aspecto que choca pelo simples fato das fotografias lembrarem que isso ocorre… e ocorre muito.
As representações de disputas territoriais e de guerra num todo, acabam apresentando que nessas questões, existem outros sujeitos além dos estados. As crianças são sujeitos também, que direta ou indiretamente têm suas vidas ofuscadas e transformadas pela guerra – desde pais e amigos mortos até ferimentos, mutilações, destruição de suas casas, estupros e inclusive a morte delas.
O mais incrível destas fotos é que elas funcionam como uma espécie de tapa na cara, já que muitas vezes nós apenas damos conta do mundo e dos problemas que estão fora da nossa zona de conforto quando alguém esfrega esses problemas na nossa cara. (via Causas Perdidas)










Erik Ravelo (tumblr)   imagens

Nenhum comentário: