terça-feira, 4 de novembro de 2008

QUEM GANHOU? A INTERNET, DE GOLEADA


Muitos de vocês, caros leitores, não acreditam quando eu escrevo alguma coisa sobre os Estados Unidos. Normal. Aceitável. Vocês precisam de confirmação externa para cair na real e dizer: pois é, o Viomundo acertou.

Escrevi um texto dizendo que uma vitória de Barack Obama representa a passagem do bastão de uma geração para a seguinte na política dos Estados Unidos. Você imagina o José Serra vendo um vídeo no You Tube? Imagina o Lula lendo os comentários em um blog? É lógico que se ambos não entendem nada de internet, nem de tecnologia, jamais vão tirar proveito real das novas mídias.

Enquanto isso, o mundo mudou. Você, que me lê, não perde a viagem. Se está aqui é por um motivo muito simples: é uma pessoa do seu tempo. Pois, para confirmar o que escrevi, lá vai a tradução de um texto publicado hoje pelo New York Times, na versão digital, já que não leio mais jornal de papel, não ouço rádio, nem assisto televisão:

"Penso que analisaremos esta eleição como uma disputa transformadora", disse Mark McKinnon, um assessor das campanhas do presidente Bush em 2000 e 2004. "O ano em que as campanhas usaram a internet como nunca se imaginou. O ano em que adotamos a velocidade da luz. O ano em que o paradigma foi virado de cabeça para baixo, que a política foi de baixo para cima em vez de cima para baixo".

De uma forma considerável, dizem republicanos e democratas, isso é resultado de como a campanha de Obama buscou entender e tirar proveito da internet (e outras formas da assim chamada nova mídia) para organizar militantes e atingir eleitores que não se informam primariamente através de jornais e da televisão. As plataformas incluem o You Tube, que não existia em 2004, e as mensagens de texto nos celulares que a campanha disparou na segunda-feira lembrando os eleitores de que deveriam comparecer para votar.

"Fizemos algumas coisas inovadoras, inclusive na internet", disse Sara Taylor, que foi diretora política da Casa Branca durante a campanha de reeleição de Bush. "Mas apenas 40% do país tinham internet banda larga então. Agora você tem gente que não tem mais telefone fixo em casa. E Obama fez um ótimo trabalho através da nova mídia".
"Não sei quanto a você, mas eu vejo um anúncio do Obama na internet todo dia. Fiz isso nos últimos seis meses".

Mais crucial ainda para demonstrar como a campanha deste ano transformou a política foi o uso que Obama fez da internet para construir uma grande rede de arrecadação financeira que permitiu a ele acumular dinheiro -- depois de rejeitar o financiamento público da campanha -- para expandir o mapa eleitoral e competir mesmo em estados republicanos tradicionais.


FONTE: http://www.viomundo.com.br/opiniao/quem-ganhou-a-internet-de-goleada/

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