terça-feira, 7 de outubro de 2008

Caderno FRONTEIRAS do PENSAMENTO:
“Ninguém está sabendo o que o lado de lá tem gravado”

As gravações e a busca da verdade
por Marco Aurélio Weissheimer

A governadora Yeda Crusius (PSDB) participou nesta segunda-feira da abertura do Encontro Nacional de Filosofia, em Canela. Em sua fala de saudação, Yeda filosofou sobre a relação entre tecnologia e verdade, ecoando temas presentes nas investigações do escândalo do Detran, particularmente as conversas gravadas. Falando para um público de professores e estudantes de filosofia de todo o país, a governadora gaúcha lascou:

“Todos os processos de controle da vida são hoje diferentes. A internet, por exemplo, é um dos subsídios aos estudantes na busca da verdade. O que significa um aluno pesquisar na internet? O que significa no tempo de uma gravação saber se o pedaço da fita escolhida é ou não aquilo que subsiste na investigação que busca a verdade?”

A relação entre tecnologia e verdade é um tema recorrente nas reflexões da governadora. No dia 7 de junho deste ano, ao ser indagada sobre o conteúdo da conversa entre seu então chefe da Casa Civil, Cézar Busatto (PPS), e o vice-governador Paulo Feijó (DEM), Yeda respondeu: “fala gravada não tem valor ético ou moral”. Na fala gravada em questão, Busatto confessou, entre outras coisas, que partidos como PMDB e PP usavam empresas públicas (Banrisul, DAER, Detran) para financiar suas campanhas eleitorais.

Dois dias depois, no dia 9 de junho, Yeda voltou ao tema. Em uma entrevista no programa Conversas Cruzadas (TV COM), ela reclamou do “clima de Big Brother” no Estado. “O que faz uma voz, uma imagem, uma foto”, disse a governadora, referindo-se à queda de seu secretário do Planejamento, Ariosto Culau, flagrado tomando um chopp com o lobista Lair Ferst, um dos acusados de liderar a quadrilha que roubou o Detran.

“Ninguém está sabendo o que o lado de lá tem gravado”, disse em tom de queixa, referindo-se ao trabalho da Polícia Federal.

FONTE: http://www.rsurgente.net/2008/10/as-gravaes-e-busca-da-verdade.html


Nenhum comentário: